Blog que discute temas diversos sobre educação, psicologia e cultura.

17 janeiro 2012

Fases do desenvolvimento de equipes




Autora: Glacy Daiane Barbosa Calassa – psicóloga

As organizações, para terem sucesso necessitam de equipes bem estruturadas, na qual cada uma realiza sua função com a máxima eficiência e consciente de que seu desempenho interfere no todo. Entretanto, as equipes não “nascem” prontas, ao contrário, elas passam por diversas fases desde a sua formação.
A fase inicial que a equipe passa é justamente a formação, na qual os indivíduos estão entusiasmados, mas ainda não há uma sistematização sobre como irão funcionar e esse fato pode gerar incertezas e inseguranças.
A segunda é a fase do conflito, que ocorre por questão de poder e definição de papéis. Nesse momento, será necessário muito suporte e negociação, pois além de existir possibilidade do desempenho cair, também existe a possibilidade de surgirem conflitos emocionais e sofrimento.
Logo após, vem a fase de normatização na qual os membros começam a compreender e aceitar os papéis de cada um. Podemos dizer que ocorre uma troca efetiva de saberes.
Após esse trajeto, a fase da maturidade enfim é alcançada e a equipe tem excelentes resultados e funcionam como em uma orquestra. Por último, ocorre a fase da finalização na qual a equipe pode se separar por motivos diversos. Entretanto, eles levaram o aprendizado e a gratificação.