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07 junho 2011

Professor pesquisador

A formação de professores é um tema de ampla relevância e que deve ser discutido por todos aqueles que desejam uma educação de qualidade e verdadeiramente democrática. Essa formação deve ser voltada para a criticidade, a reflexão e a transformação.
Desde o início do curso de graduação os “candidatos a professores” devem ter contato íntimo e diário com a investigação e a pesquisa, pois somente dessa forma irão despertar o “espírito pesquisador”, tão necessário para desenvolver e manter a curiosidade e a paixão das crianças pelo conteúdo ministrado. O professor pesquisador deve passar para os alunos a importância da dúvida, da investigação e da pesquisa.
Poderíamos elencar várias qualidades necessárias para ser um bom professor, entretanto duas delas são as que devem ser ressaltadas: ser apaixonado pelos estudos, pela pesquisa e conseguir passar essa paixão aos alunos. Essas qualidades são importantes, visto que o professor não é um mero transmissor do conteúdo e nem o estudante um mero receptor passivo. Ao contrário, o professor deve ser um mediador do conhecimento e o estudante deve desenvolver a criticidade, a reflexão e atuar como agente transformador da realidade social na qual está inserido.
Diante do exposto, o desafio é educar jovens e adultos propiciando-lhes um desenvolvimento cultu¬ral, científico e tecnológico para enfrentar as exigências do mundo contemporâneo.
A pesquisa não deve ficar restrita ao mundo universitário, ao contrário, ela deve estar presente em toda prática docente e nas atividades discentes.