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07 junho 2011

Aula-oficina


O Brasil é um país multicultural, assim a diversidade está presente em todas as escolas, sejam elas públicas ou privadas. Diante desse fato, o professor deve ter uma metodologia de ensino diversificada, que leve em conta a heterogeneidade presente na sala de aula e que respeite o ritmo de aprendizagem de cada aluno.
Uma das formas de trabalhar satisfatoriamente com a diversidade é a aula-oficina, pois por meio dela o aluno será o centro da aprendizagem. O objetivo é que o aluno seja ativo na construção de seu próprio conhecimento e que o professor seja verdadeiramente mediador.
Nesse espaço, o aluno terá liberdade para experimentar, tentar, errar e aprender com seu próprio erro, percebendo que ele faz parte do processo de aprendizagem. A aula oficina desperta a curiosidade e a motivação do aluno, assim ocorre o clima propício para a aprendizagem ocorrer. Entretanto, essa aula precisa ser muito bem planejada e elaborada para que não corra o risco de o aluno ficar “perdido”, sem orientação e apoio. Não basta o professor ter as ferramentas certas, é preciso saber utilizá-las, é preciso primar pela qualidade da aula.
O principal objetivo da educação não é a transmissão de conhecimentos, como se cada aluno não passasse de uma tabua rasa, e sim ensinar o aluno a aprender a aprender. Dessa forma estaremos formando uma pessoa insaciável de conhecimentos que buscará sempre estar conhecendo novos conceitos, experimentando coisas novas.